segunda-feira, 14 de abril de 2014


Olá pessoal, veja a quantidade de vasos sanguíneos contidos dentro de nossas mãos. 


Essa imagem por si só, revela a potencialidade das nossas mãos, elas sao ferramentas com uma apurada sensibilidade tátil, são extremamente aptas para o movimento, manipulação. Nunca esqueça de exercita-las, pois o movimento mobiliza a circulação, recrutando então sangue arterial para seus vasos.
Pouco exercício com as mãos produz estagnação venosa, fragilidade vascular, fibrosidade, encaroçamento das falanges.
Pique alimentos, escreva com um lápis, detenha-se na ducha do banho deixando-a cair sobre as mãos, perca tempo massageando-as, dedilhe e pressione superfícies.







Saiba o que é "Efeito Chicote" 


Conhecido como whiplash, o "efeito chicote" é uma expressão usada para determinar um movimento súbito para trás e para frente da cabeça. Pode causar danos aos tecidos moles da coluna vertebral. Esta trauma ocorre frequentemente em batidas traseiras de carro, provocando uma mudança brusca de velocidade da cabeça que vai para frente e para trás rapidamente. 
As queixas mais freqüentes são dores e rigidez na parte posterior do pescoço que desaparecem em alguns dias ou semanas se o um movimento ocorrido for leve para moderado, mas se qualquer outro sintoma diferente aparecer ou começar a apresentar dor que se irradia para os ombros ou braços, associada a dormência, formigamento ou fraqueza nesta região, procure ajuda médica.



É comum a criança ter as pernas tortas até os 5 anos ?

Toda criança nasce com as chamadas pernas arqueadas - genu varo - e a medida que vão crescendo esta deformidade vai diminuindo. Quando a criança inicia a marcha de forma precoce ou apresenta uma obesidade, a deformidade pode se tornar um pouco mais acentuada. De forma natural e espontânea esta deformidade irá se corrigir nos próximos meses, se tornando normal por volta dos dois anos em média.
A parir dos dois anos existe uma tendência da deformidade se inverter, e se tornar o chamado joelho em tesoura (X) - genu valgo, que também ocorre de forma fisiológica e vai se corrigindo de forma natural e progressiva. O período de maior intensidade ocorre entre os dois anos e meio até os quatro anos, em média.
As meninas têm maior tendência aos joelhos valgos e os meninos aos joelhos varos, devido à sua própria estrutura óssea. Caso perceba que estes desvios sejam muito acentuados ou permanecem após 5 anos de idade, procure um especialista.