sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUANTO SE DEVE ENGORDAR NA GRAVIDEZ?

A obesidade é um problema de saúde em mulheres em idade fértil. Admite-se que, atualmente, 25% da população adulta é obesa e que a taxa de obesidade tem aumentado rapidamente nas mulheres em idade fértil. Para citar um dado apenas, nos Estados Unidos a porcentagem de mulheres obesas que receberam assistência pré-natal aumentou de 16% em 1980 para 36% em 1999. Do mesmo modo, o ganho de peso na gravidez vem aumentando significativamente. Cerca de 40% das mulheres grávidas ganham mais peso do que é recomendado. Tanto a obesidade antes da concepção quanto o ganho excessivo de peso na gravidez estão associados com resultados obstétricos adversos.




Um estudo coreano resolveu investigar qual destes dois fatores está mais associado com complicações obstétricas. Para isso eles analisaram retrospectivamente os prontuários médicos de mais de 2.400 mulheres que tinham recebido assistência pré-natal num hospital de Seul. E eles compararam os resultados perinatais de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC) pré-gestacional e ganho de peso durante a gravidez. Vejamos os resultados: O risco de várias complicações na gravidez, tais como diabetes gestacional, hipertensão arterial, bebê com macrossomia fetal (peso superior a 4 kilos ao nascer) e baixo índice de Apgar foi sempre maior no grupo de mulheres obesas antes da gravidez, na comparação com as mulheres que tinham peso normal. Por outro lado, não houve associação entre ganho de peso durante a gravidez e resultados obstétricos adversos. Pelo contrário, resultados ruins foram observados nas mulheres que ganharam pouco peso na gestação. Para os autores, a resposta à questão inicial é: sobrepeso e obesidade antes da gestação são mais estreitamente relacionados aos resultados obstétricos adversos do que o ganho de peso excessivo durante a gravidez.



Tudo isso reforça a já reconhecida recomendação para que as mulheres engravidem apenas ao estarem ou atingirem o peso adequado, tratando ou evitando a obesidade antes da decisão de engravidar. Já que segundo estes autores o excesso de peso antes é mais importante que o ganho excessivo de peso na gravidez. Mas vamos torcer para que as futuras gestantes não interpretem estes resultados como uma alvará para comer além da conta na gravidez. (Sae-Kyung Choi et al. The effects of pre-pregnancy body mass index and gestational weight gain on perinatal outcomes in Korean women: a retrospective cohort study. Reproductive Biology and Endocrinology 2011, 9:6)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Porque a coluna tem ser ereta?Quais os melhores exercícios para a postura.

Tudo depende, de seu trabalho, hobby, genética.Mas quais são os melhores exercícios para fortalecer e alongar a coluna, evitando dores musculares?




Os exercícios mais indicados são aqueles que visam, de forma equilibrada, ao fortalecimento e alongamento muscular, ajudando na postura final, que não seja apenas unilaterais como: tênis, golfi, e atletismo. O músculo, para ser verdadeiramente forte, precisa de contração e alongamento, tendo assim qualidade no desempenho da sua função.

Aulas de dança, caminhada, yoga, Pilates e exercícios na água estão entre as atividades mais indicadas pelos especialistas para adultos, quando criaça, pdemos falar de natação, vôlei, corrida, basquete.. Mas movimentar o corpo não é sinônimo de boa postura.O balé, por exemplo, costuma ser benéfico, mas em alguns casos pode reforçar um padrão postural que precisa ser corrigido

Nuca devemos descartar a importância de uma consulta médica em casos de má postura. A pessoa precisa da avaliação profissional para descobrir as causas do problema e receber indicações de exames complementares e tratamento.



A caminhada e o Pilates são exercícios recomendados para quem procura uma postura saudável e ainda trazem outros benefícios. A caminhada é uma atividade aeróbica que auxilia no sistema cardiovascular e estimula o fortalecimento ósseo. Caminhar também ajuda no emagrecimentoalém de tudo.

A consciência corporal é outro aspecto importante. Quando você tem consciência do seu corpo usa isso em qualquer atividade física que realize. Numa aula de Pilates, aprende-se a ter uma boa postura, seja deitado, sentado ou em pé.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comer e não engordar mais ? Como?

Mudar é o mapa da mina!
Para equilibrar o  peso  é preciso aliar alimentação equilibrada e exercícios físicos. Mas para manter o peso após a dieta e não tornar a engordar é preciso mudar hábitos alimentares.
Depois que a pessoa emagrece, como nunca continua com um acompanhamento o peso volta. Por isso no consultório de fisioterapia o trabalho é integrado entre fisioterapeutas, e nutricionista e quando precisa uma forcinha da para uma reeducação alimentar por 2 a 3 anos, dando oportunidade ao organismo de esquecer os patamares anteriores para não recuperar o que emagreceu.



De acordo com dados do Ministério da Saúde, perder 10% dos quilos extras já diminuiu o risco de diabetes e hipertensão em obesos e pessoas com sobrepeso. O órgão também recomenda a perda máxima de 0,5 a 1 quilo por semana.



Ficar com fome não faz bem

Recomenda-se que sejam estipulados – e cumpridos – horários para as refeições principais, com pequenos lanches nos intervalos. O importante é não ficar com fome, o que fará com que se alimente muito mais na refeição seguinte.

Outras para manter o peso incluem a ingestão de verduras e saladas cruas nas refeições, muita água e exercícios físicos regulares. Ele lembra que mastigar bem os alimentos, sem pressa, também é importante. Isso ajuda na digestão, dando tempo para que o estômago envie uma mensagem ao cérebro, informando que já está satisfeito. Quando comemos rápido demais essa mensagem demora mais a ser processada e acabamos consumindo muito mais do que deveríamos.



Café da manhã: por que você precisa dele

Um café da manhã rico é importante por que, ao acordarmos, estamos saindo de uma noite inteira em jejum. Então, a hora ideal de alimentar o corpo é essa. É preciso comer para emagrecer.



Estudo realizado pela Universidade de Minesota, nos Estados Unidos, comprova que o voluntários que consumiam café da manhã regularmente costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que aqueles que pulavam a primeira refeição do dia.