quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Suplementos

Sempre que pensamos em suplementação nutricional, a primeira idéia seriam os benefícios que os mesmos poderiam nos trazer. Realmente existem alguns suplementos, embora poucos, que podem trazer algum benefício à saúde humana. Temos que tomar muito cuidado, pois os efeitos da suplementação testada em animais pode não ocorrer em humanos, pois alguns suplementos são absorvidos e metabolizados por determinadas espécies e por outras não.


Porém, apesar e achar que a pessoa deve procurar algum tipo de suplementação apenas quando já esgotou as possibilidades de ingerir os nutrientes necessários através de uma alimentação balanceada, o texto de hoje fala sobre o que podemos encontrar nos suplementos consumidos, que não é mencionado nos rótulos e pode trazer sérios riscos à saúde.

Um estudo do Instituto Adolfo Lutz concluiu que um em cada quatro produtos comercializados como suplementos nutricionais para praticantes de atividade física tem substâncias de natureza esteroidal não declarados no rótulo.

Foram analisados 111 produtos pela técnica de cromatografia em camada delgada. 28 das amostras apresentaram substâncias esteroideais destinadas ao desenvolvimento de massa muscular, sendo que 7% tinham testosterona em sua fórmula.

O levantamento também apontou que 85,6% dos suplementos analisados não apresentavam informações de procedência e, das demais amostras, 5,4% eram nacionais e 9%, importadas. O trabalho mostrou ainda que a forma mais frequente de apresentação dos produtos foi a de cápsula, representando 41% do total de amostras analisadas, por apresentar uma maior facilidade na manipulação e incorporação de outras substâncias farmacologicamente ativas.

Infelizmente, em alguns suplementos que são vendidos no mercado, existe a possibilidade de estarmos consumindo substâncias indesejadas como: esteróides anabolizantes, sibutramina, diuréticos, estimulantes entre outras. Isso ocorre, pois suplementos alimentares são isentos de obrigatoriedade de registro sanitário na Anvisa. O órgão classifica os produtos como alimento, e não medicamento.

Antes de consumir qualquer suplemento, procure um nutricionista e compre produtos de fábricas conhecidas no mercado. Se você for um atleta, fica a sugestão de solicitar a análise desse suplemento, para evitar surpresas desagradáveis.
fonte: http://nutritips.blog.uol.com.br/arch2010-10-24_2010-10-30.html#2010_10-25_10_27_37-144488674-0
 
 
 
 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TENSIONE A MUSCULATURA E EVITE A DOR...

Quer aliviar o desconforto causado por más notícias ou por sensações físicas desagradáveis? Tencione algum músculo por alguns momentos, como uma leve pressão nos pulsos, por exemplo. Parece simplista, mas a recomendação é resultado de um estudo conduzido pela Universidade de Singapura e pela Universidade de Chicago.




Segundo os pesquisadores, tencionar os músculos aumenta o auto controle e a força de vontade.



Voluntários foram observados durante momentos de estresse em que situações desconfortáveis de longa duração trariam benefícios de longo prazo. Eles receberam ordens como mergulhar as mãos em água gelada, beber vinagre, assistir a vídeos com pessoas pedindo doações e resistir a junk food.





Os participantes que pressionaram algum músculo no momento em que precisavam resistir a alguma das ações demonstraram ter maior força de vontade. "Voluntários que foram instruídos a realizar a ação, independentemente do músculo apertado - mão, dedos, panturrilha ou bíceps, demonstraram grande habilidade para lidar com a dor, desconforto ou resistir a tentações", diz o texto do estudo, publicado no Journal of Consumer Research e tema de reportagem do jornal inglês Daily Mail.



A conclusão é a de que mente e corpo estão tão conectados e que um simples tencionar de músculo pode ser uma fonte não-consciente para aumentar a força de vontade.


http://www.physioterapia.com.br/

O poder das cores...

Todos já ouviram que quanto mais colorida uma alimentação, maior os benefícios adquiridos. Isso porque o que dá cor aos alimentos é o teor de nutrientes específicos encontrados nos mesmos.


Conheça os benefícios de cada cor...

Alimentos ROXOS fornecem antioxidante que impedem a formação de coágulos sanguíneos, combatendo doenças cardiovasculares e cânceres.

Fontes: Berinjela, uva, beterraba, amora, açaí, jabuticaba, repolho roxo.

Alimentos VERDES blindam o organismo contra o câncer de cólon e problemas oftalmológicos.

Fontes: Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, agrião, pimentão verde, brócolis, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.

Alimentos VERMELHOS ajudam a reduz riscos de tumores de próstata e pulmão.

Fontes: Caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.

Alimentos BRANCOS contêm flavina, minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes, que favorecem a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas, além de brecarem a ação dos radicais livres.

Fontes: Alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, rabanete.
 
Alimentos LARANJAS fornecem betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A no corpo e , assim, preservam a visão.


Fontes: Pêssego, mamão, cenoura, abóbora, manga, maracujá, pimentão amarelo.

Alimentos MARRONS são ricos em fibras, regulando o funcionamento do intestino, também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E, que possuem efeito antioxidante, vasodilatador e anticoagulante.

Fonte: Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, soja.

Aumente e varie as cores em sua rotina alimentar, o maior beneficiado será você mesmo!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Para quem acha que Wii é só para crianças....

Wii na Fisioterapia


               Pacientes que inventam milhares de desculpas para fugir das sessões de fisioterapia têm agora uma inusitada razão para se tornarem mais assíduos: o uso Nintendo Wii no tratamento.
               O que diferencia o console da Nintendo dos demais são seus sensores, instalados junto ao aparelho de TV, que captam os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela.
            O recurso permite que os pacientes movimentem todo o corpo ao brincar, e não apenas a mão, como nos games tradicionais. Assim, durante a terapia, é possível simular jogos de tênis, boliche, luta de boxe, baseball e golfe (Wii Sports) ou praticar dança, ioga e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio (Wii Fit).

               Enquanto estão jogando, os pacientes, sem perceber, executam movimentos que eles mesmos consideram difíceis, Outro ganho é a possibilidade de o paciente acompanhar a sua evolução, uma vez que o game reproduz na TV os movimentos do jogador. É o que se chama de "espelho virtual".
               Estudos científicos já se debruçam sobre o assunto, tentando estabalecer de forma clara quais os benefícios do uso do game na fisioterapia - e também eventuais contraindicações. Por ora, Maureen J. Simmonds, diretora do departamento de fisioterapia da Universidade de McGill (Canadá) e uma das pesquisadoras do tema, diz que os "resultados são promissores" para a saúde, além de a nova técnica ser divertida, barata e de fácil aplicação.

                Corpo e mente - Quase todos os pacientes podem se beneficiar da novidade. As exceções são grávidas nos três primeiros meses de gestação e pessoas com problemas mentais ou que apresentem um quadro agudo de dor (tendinite). Outro ponto que deve ser ressaltado é que o Nintendo Wii só deverá ser usado como forma de tratamento depois de avaliação médica, e as sessões deverão ser acompanhadas por fisioterapeuta.

             O mais importante de tudo é que praticamente todos os pacientes que até então achavam que a fisioterapia era uma coisa chata e sem graça agora tem um incentivo a mais para realizar os tratamentos.


VALE LEMBRAR QUE APESAR DAS BRINCADEIRAS O WII ASSIM COMO TRATA PODE GERAR NOVAS LESÕES SE O USO NÃO FOR REALIZADO DE FORMA ADEQUADA.

http://www.physioterapia.com.br/

Ar seco um perigo....

O ar da cidade de São Paulo pe bastante poluido pelos veiculos, industrias e queima de lixo. Durante o inverno e princípio da primavera, geralmente chove menos, o que torna o ar mais seco e mais poluido. Devido as diferencas de quantidade de areas verdes, de áreas construidas e de unormeabilizalçao do solo, tanto a temperatura como a umidade do ar variam muito de um bairro para outro. O ar mais seco e poluido pode afetar a saude, principalmente de idosos e crianças, com problemas respiratórios e de coração.

        Para se proteger destes males evite a pratica de exercícios físicos intensos principalmente em vias de grande movimentação; Beba a maior quantidade de líquidos, principalmente agua a não ser que tenha algum tipo de contra-indicação médica para tal; Evite aglomerações e mantenha arejados os ambientes internos da casa e dod trabalho, evitando cortinas e carpetes que acumulem poeira.
 Não tome banhos com água muito quente, pois provoca o ressecamento da pelo. Procure utilizar creme hidratante e protetor labial. Limpe a casa com panos úmidos.


Basicamente mantenha-se hidratado e tente manter os locais onde você se encontra também hidratados.


acompanhe sempre as dicas de especialistas e em caso de dúvida sempre procure o seu profissional de confiança.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os benefícios do Pilates para os homens

                  O Pilates volta a ter destaque entre os homens, que buscam a modalidade para fortalecer a musculatura, prevenir lesões e ajudar na prática de outros esportes
       Embora já exista há mais de 80 anos, o Pilates tem recebido muito destaque recentemente, conquistando novos adeptos a cada dia. Geralmente, os praticantes da modalidade são pessoas do sexo feminino que buscam qualidade de vida e equilíbrio entre a mente e o corpo. Porém, o mais curioso é que, inicialmente, o Pilates era praticado apenas por homens.
     Apesar da modalidade não causar hipertrofia, o Pilates fortalece e define a musculatura do corpo, além de prevenir lesões, o que o torna um ótimo aliado a outras atividades físicas.

        Além disso, a musculação pode, sim, ser substituída pelo Pilates. Segundo o treinador, basta que o professor adéqüe as aulas de acordo com os objetivos dos alunos. Para aperfeiçoar ainda mais as aulas masculinas, os exercícios devem visar mais o quadrante superior e atividades que desafiam a força e a resistência muscular.

As aulas de Pilates para homens têm a mesma duração das demais: 60 minutos em estúdio. E os exercícios realizados não diferem do repertório já existente, mas contam com mudanças de alavancas e de amplitude que intensificam bastante o trabalho.