terça-feira, 26 de outubro de 2010

Para quem acha que Wii é só para crianças....

Wii na Fisioterapia


               Pacientes que inventam milhares de desculpas para fugir das sessões de fisioterapia têm agora uma inusitada razão para se tornarem mais assíduos: o uso Nintendo Wii no tratamento.
               O que diferencia o console da Nintendo dos demais são seus sensores, instalados junto ao aparelho de TV, que captam os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela.
            O recurso permite que os pacientes movimentem todo o corpo ao brincar, e não apenas a mão, como nos games tradicionais. Assim, durante a terapia, é possível simular jogos de tênis, boliche, luta de boxe, baseball e golfe (Wii Sports) ou praticar dança, ioga e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio (Wii Fit).

               Enquanto estão jogando, os pacientes, sem perceber, executam movimentos que eles mesmos consideram difíceis, Outro ganho é a possibilidade de o paciente acompanhar a sua evolução, uma vez que o game reproduz na TV os movimentos do jogador. É o que se chama de "espelho virtual".
               Estudos científicos já se debruçam sobre o assunto, tentando estabalecer de forma clara quais os benefícios do uso do game na fisioterapia - e também eventuais contraindicações. Por ora, Maureen J. Simmonds, diretora do departamento de fisioterapia da Universidade de McGill (Canadá) e uma das pesquisadoras do tema, diz que os "resultados são promissores" para a saúde, além de a nova técnica ser divertida, barata e de fácil aplicação.

                Corpo e mente - Quase todos os pacientes podem se beneficiar da novidade. As exceções são grávidas nos três primeiros meses de gestação e pessoas com problemas mentais ou que apresentem um quadro agudo de dor (tendinite). Outro ponto que deve ser ressaltado é que o Nintendo Wii só deverá ser usado como forma de tratamento depois de avaliação médica, e as sessões deverão ser acompanhadas por fisioterapeuta.

             O mais importante de tudo é que praticamente todos os pacientes que até então achavam que a fisioterapia era uma coisa chata e sem graça agora tem um incentivo a mais para realizar os tratamentos.


VALE LEMBRAR QUE APESAR DAS BRINCADEIRAS O WII ASSIM COMO TRATA PODE GERAR NOVAS LESÕES SE O USO NÃO FOR REALIZADO DE FORMA ADEQUADA.

http://www.physioterapia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário