quinta-feira, 19 de junho de 2014

19jun

Cuidado com o aeróbio em excesso!

aeróbioLiteralmente, aeróbio significa “com oxigênio”. Explicando através da bioenergética, são exercícios que permitem o praticante realizá-los com intensidade baixa a moderada, por um período relativamente longo e assim permitir que exista a participação dos ácidos graxos na produção de energia dentro das mitocôndrias (organelas intracitoplasmáticas que são responsáveis pela produção de energia). Trocando em miúdos, são exercícios que consomem, dentre as fontes de energia corporal, uma quantidade maior de gorduras corporais.
Além dos benefícios estéticos, existe também influência no sistema cardiorrespiratório, pois praticados regularmente modificam o perfil lipídico sanguíneo como a redução das triglicérides, aumento do colesterol HDL (bom) e redução do ruim (LDL), promovendo maior proteção ao miocárdio (coração), redução da pressão arterial (benefício para os hipertensos), aumento de enzimas antioxidantes (superóxido dismutase e glutationa catalase), etc.

O que se deve ter em mente e sou muito criticado quando afirmo isso, é que NÃO SOU CONTRA OS EXERCÍCIOS AERÓBIOS E SIM SUA PRÁTICA EXCESSIVA, devido a alguns motivos como:
  • Impacto nas articulações;
  • Aumento do cortisol (hormônio secretado pela supra-renal que em excesso provoca um perfil catabólico, prejudicando a síntese proteica) “observe o físico dos maratonistas”;
  • Um corpo mais flácido (em virtude da perda da massa muscular).

Então vejam: se você tem mais de 40cm de circunferência biceptal mas ao subir as escadas da academia parece que vai infartar, é recomendável sim melhorar sua aptidão cardiovascular, por uma questão de qualidade de vida. Isso você pode verificar, fazendo testes ergométricos periodicamente e ver se está conseguindo realizá-lo até sua frequência cardíaca demorar mais pra chegar na “zona alvo”.
Essa manutenção é recomendável para que você possa realizar esforços, tanto no trabalho ou lazer, apresentando pouca fadiga. Para a maioria dos fisiculturistas de competição essa prática é mínima. Eles controlam o percentual de gordura o ano inteiro e por isso não precisam sacrificar-se em demasia com os aeróbios e por incrível que pareça, alguns até possuem uma boa resistência cardiovascular praticando exercícios anaeróbios (musculação para hipertrofia).
Para nós, simples mortais, o que resta é termos a consciência que MÚSCULOS FIRMES E APARENTES COM CERTO GRAU DE HIPERTROFIA, SÃO DIFÍCEIS DE CONSTRUIR NATURALMENTE. LEVA PACIÊNCIA, DEDICAÇÃO E ACIMA DE TUDO:
CÉREBRO, POIS NA TENTATIVA DE REDUZIR GORDURA AO MESMO TEMPO ACABA PERDENDO TODA ESSA MASSA MUSCULAR.
O ideal é verificar seu percentual de gordura e traçar um plano aeróbio condizente com suas necessidades.
Lembrando que: “DE NADA ADIANTA QUERER UMA ÓTIMA DEFINIÇÃO SE VOCÊ NÃO TEM O CONTROLE DE SUA INGESTÃO CALÓRICA DIÁRIA”.
Prezados leitores, não tem pílulas mágicas ou milagres. Modificações corporais ocorrem com o tempo na prática regular de atividades físicas voltadas para  determinado objetivo.
NÃO SE SACRIFIQUE DIARIAMENTE “MOFANDO” NA ESTEIRA. FAÇA UM TREINO EFICIENTE E PRODUTIVO APOSTANDO NA INTENSIDADE,  USANDO COM INTELIGÊNCIA OS AERÓBIOS.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Canela, calcanhar e planta do pé são as maiores vítimas do impacto que ocorre na corrida –e não os joelhos, tão lembrados quando se fala em lesão de atletas.
É o que revela estudo pioneiro da Universidade Cidade de São Paulo publicado na “Sports Medicine”, da Nova Zelândia, revista que lidera o ranking internacional de publicações sobre ciência do esporte feito pelo “Journal Citation Reports”.
São lesões causadas por sobrecarga, nenhuma é traumática (tipo pisar num buraco). Diferentemente do futebol, que machuca por macrotrauma, a corrida causa lesões por microtrauma de repetição. “Alguma estrutura biológica não aguenta o estresse e sofre inflamação”, diz Lopes.
Márcio Freitas, especialista em pé e tornozelo, acrescenta: “A causa principal dessas patologias é o excesso de treino, com pouco tempo de recuperação dos tecidos [osso, tendão, músculo]“.
Rogério Teixeira da Silva, ortopedista e coordenador do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, bate na mesma tecla: “Uma das causas mais comuns de sobrecargas ósseas e de tendão é o músculo não estar forte o suficiente para suportar os treinos; no caso da fascite plantar e nas tendinites de joelho e de Aquiles, o encurtamento muscular também é uma causa importante”.
Quando a advogada Cinthia Andrade, 35, sentiu pontadas no meio da canela, achou que era cansaço.
Os sintomas surgiam nos treinos e eram amenizados quando ela, que corre há seis anos, reduzia a intensidade ou caminhava. Com o tempo, a dor passou a prejudicar seu desempenho.
“Em maio, numa prova de 10 km, tive de caminhar a partir do km 6. Em setembro, participei de outra e tive de caminhar já no km 3. Fico chateada porque estou preparada, mas não consigo desenvolver por causa da dor.”
Sem nunca ter deixado de treinar “”corrida até quatro vezes por semana mais bicicleta ao menos um dia–, resolveu enfim ir ao médico.
O exame indicou canelite nas duas pernas. Agora, ela começa nova etapa: fisioterapia, fortalecimento muscular, aplicação de gelo e redução do volume de treinos. Os resultados devem aparecer em um mês e meio.

http://www.globalfitness.com.br/portal/noticias/canela-e-pe-sao-as-maiores-vitimas-da-corrida-mostra-estudo/

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Quantas vezes por semana você se pendura, e sustentado pelas mãos, sente o corpo ganhar espaço nas articulações!?!?


Pessoal entenda que, nao é somente o atleta que possui força muscular, nos todos em geral possuímos , senão seu corpo seria um saco de músculos jogado no solo.
O individuo que pratica pouco exercício, psiquicamente tende a se achar um saco solto sobre a cadeira. De fato nosso corpo se afunda sobre a cadeira, e resultante da inércia instalada, invade em nosso psíquico um mau sentimento, é verdade!
Contudo é muito comum encontrar em pessoas que passam o dia em tensão na cadeira do escritório, trabalhando e produzindo, um corpo estrangulado pela própria força contida em si, o achatamento é resultado pela sua própria força, pela propria força contida no seu corpo!
Isso te parece paradoxal? Como, alguém que se afunda na cadeira o dia todo sem se movimentar; acaba por construir tensão ( TENSAO= FORÇA MUSCULAR), . Ora bolas ... pensar nao recruta músculos, pensar ativamente solicita contração muscular? Sim, sem duvida solicita !
Primeiro desenho - nesses 4 desenhos anatômicos, em dois vemos a camada mais superficial dos músculos, sao palpáveis , e nos outros dois, camadas mais profundas , pouco palpáveis. Observe a soberania e estratégia das disposições dos músculo em suas costas; Pergunta-se: Céus como é que isso acaba se deformando, como esse sistema acaba se desgovernando?
No segundo desenho vemos a inevitável perda de comprimento dos nossos corpos, a partir dos 46 anos de idade estatisticamente , iniciamos a perda de um centímetro por ano... Socorro!? O que nao nos informam é que 50 por cento da população perde em comprimento por excesso de força muscular contida no corpo e ma distribuição dessa forca! Outros cinqüenta, por questões variadas.
No terceiro desenho vemos uma gravura que com 3 séculos de existência, onde se percebe que a luta contra deformaçoes e estratégias da luta contra o peso, existe desde que o homem se conhece por gente, kkkkk!!!!!.
Exercícios sábios e aparelhos que reprogramavam as pessoas a lutar contra seus desequilíbrios de força muscular. Cabos, pranchas etc foram inventados, oferecendo posturas corretivas , e sensibilização neuro motora. A moça ao lado dessa gravura é bastante jovem, e ja apresenta um quadro postural, extremamente comprometido, percebe-se que muito cedo catástrofes corporais surgirão!
Pergunta: Quantas vezes por semana voce se pendura e solicita espaço às suas articulações? Quantas vezes por semana, você submete seu corpo a trações e OPOSIÇOES DE FORÇAS , TIPO: OMBRO DESCE-PESCOCO SOBE, QUADRIL DESCE-COSTELAS SOBEM ETC ETC
Veja e analise nesse contexto os exercícios propostos no nosso livro "Cérebro Ativo". Praticas que você sozinho, após entende-las deveria fazer 3 vezes por semana , dez minutos cada vez, com pequenas pausas de repouso às maos e retoma-los pacientemente , sem pressa. Céus aonde esta o equivoco, que nos impede de nos tranformarmos no próprio GESTOR da nossa postura e da sua manutenção!? 

domingo, 15 de junho de 2014


Esporão de calcâneo: dor atinge mais as 




mulheres na faixa de 40 a 50 anos

Problema afeta praticantes de caminhadas e corridas ou que trabalham em pé durante muitas horas e estão com sobrepeso. Sintoma aparece logo ao andar

Os pés são parte fundamental do nosso corpo. São o nosso sustentáculo, utilizados para todas as atividades da vida diária. Por isto resolvemos dedicar alguns artigos aos possíveis problemas que podem ocorrer com eles. Na verdade não damos à devida importância aos nossos pés e muitas vezes só lembramos deles quando temos que ir à pedicure, ou comprar sapatos. Neste artigo, abordaremos o esporão de calcâneo: 
esporão de calcâneo eu atleta (Foto: Arquivo Pessoal)
Esporão de calcâneo atinge mais as mulheres de 40 a 50 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
O QUE É?
É a degeneração do osso causada por artrose ou artrite resultando numa espícula óssea, que se desenvolve na parte anterior ou posterior do calcâneo. 
COMO ACONTECE?
Afeta principalmente mulheres de 40/50 anos praticantes de caminhadas e corridas, as que trabalham em pé durante muitas horas ou as que carregam sobrepeso. Ocorrem em pessoas com pé cavo ou plano, ou seja, excesso de curvatura ou pé chato sem curvatura.
A dor é o principal sintoma e começa com os primeiros passos ao levantar-se e começar a andar, ou seja, sair do repouso, da posição sentada ou deitada, ficar de pé e caminhar. É pulsante e ocorre na zona plantar do calcanhar.
TRATAMENTO
Alongamento do tendão de Aquiles e fáscia plantar. A utilização de palmilha de silicone é fundamental.
COMO PREVENIR?
Usar tênis com amortecedores, sapatos com a palmilha de silicone e salto no mínimo de 2,5cm, não ficar em pé muito tempo, evitar o excesso de peso, fortalecer e alongar a musculatura plantar são formas de prevenir o problema.
Variar sempre os sapatos, evitar modelos com saltos pirâmide invertida sobrecarregando sempre o mesmo ponto no calcanhar. Devemos evitar os sapatos com sola e salto de madeira. O uso da calcanheira de silicone ajuda amortecer o impacto sobre o calcanhar, aliviando a dor. Alternar as atividades como correr em diferentes solos, pedalar, nadar, fazer pilates etc... 
esporão de calcâneo euatleta (Foto: Arquivo Pessoal)Alongamento do tendão de Aquiles e fascia plantar são formas de tratar as dores (Foto: Arquivo Pessoal)


Como falamos no artigo anterior, as pessoas que possuem Neuroma de Morton podem andar na areia massageando e fortalecendo a musculatura dos pés e dedos, mas com esporão de calcâneo não é recomendado. Devemos aliviar o peso sobre ele. Para mantermos o condicionamento aeróbico é recomendado a natação impacto zero, velocidades diferentes e respiração constante. Aula de “running” em “deepwater” corrida na água em suspensão sem tocar os pés no fundo da piscina.
O importante é manter a musculatura dos pés forte, na água  e no podemos fazer isto sem aumentar o esporão oferecendo resistência pela mão do fisioterapeuta, pela turbulência da água e pelos implementos utilizados. O alongamento e descolamento fascial são realizados pelas mãos do terapeuta. Na água, fortalecemos o corpo como um todo e especificamente os pés que suportam o nosso peso. O importante é evitar as lesões. Quando ocorrem devemos tratá-las o mais precoce possível. 
Outra técnica indicada é o pilates, pois conseguimos fortalecer e alongar uma musculatura muito especifica, alem de trabalhar o  equilíbrio, que vai se tornando escaço a medida que a dor aumenta.
Os pés nos levam de um lado para o outro!