quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Quem já não teve torcicolo ou dores no pescoço?

Escrito pela Dra Jessie Karen Meza Saavedra, fisioterapeuta CREFITO-3/77713-F Algo muito comum e cada vez mais frequente hoje em dia devido as modernidades tecnológicas e do trabalho moderno. A troca de tela de computadores por laptops, celulares com internet e jogos e o iPad estão fazendo com que as tensões em nossos pescoços aumentem cada vez mais. Pois o pioneiro a fazer isso é o assistir televisão jogado no sofá, literalmente. O descuido de estar numa posição correta ao usar esses objetos cada vez menores, estão deixando nosso corpo cada vez mais dolorido. O cansaço do dia a dia toma conta e estamos usando estes utinsilios deitados em sofás e camas, e dessa forma a região que mais sofre é o pescoço.  A tensão na região do pescoço pode desencadear dores nos ombros ao apertar(nódulos no pescoço, mas conhecido como carocinhos), torcicolo, alteração postural como escoliose e até náuseas, tonturas e fortes dores de cabeça( compressão do nervo vago), caso a pessoa não cuide desde os primeiros sintomas. A técnica do RPG®(Reeducação Postural Global- Philippe Souchard) consegue tratar dos sintomas mais sutis (tensão nos ombros) até os mais fortes (náusea, dor de cabeça). Para o tratamento são utilizadas posturas da RPG deitado, pois será feito um trabalho nas musculaturas da cabeça e pescoço e também por causa dos sintomas. As posturas mais usadas são a rã no chão ou rão no ar (para pacientes com sintomas) e sentado( para alteração postural, como escoliose). Além do alongamento dos músculos trapézio e esternocleidomastóide é muito frequente a ação também dos escalenos e elevedor da escápula. O tratamento se baseia no manuseio direto dos músculos,associados com a respiração diafragmática e alinhamento do corpo todo, não deixando haver compensações. No término da consulta o paciente já sentirá melhora, no qual apresentará diminuição ou a ausência dos sintomas e uma postura alinhada . Jessie Saavedra Crefito-3/77713-F

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aprendendo  a relaxar os obros para descarregar a tensão diária!
Existem pessoas que parecem sempre estra tensas. Seja trabalhando  ou fazendo uma atividade de lazer, principalmente na região de ombros e pescoço. Normalmente elas não sentem que estão fazendo tanta força nessa região para exercer algumas tarefas. Existem algumas técnicas para percepção corporal e aprender a relaxar e diminuir a tensão.
 As fibras medianas do trapézio formam o “ triângulo” que vai do meio das costas até o pescoço. São esses músculos que doem quando esta muito cansado. Existem outros músculos acometidos que geram grande desconforto na região do pescoço, como  omúsculo elevados da escápula.
 São estes músculos que usamos diariamente quando precisamos carregar  peso, ou  falar ao telefone e deixar as mãos livres. E também é um lugar onde tensões emocionais e estresse se transformam em tensões físicas.
Assim aprendendo  a relaxar esta região pode ter maior concentração por não sentir mais dor. Os exercícios para essa região ajudam a pessoa perceber o  corpo e o  quanto  gasta de energia desnecessária e a relaxar músculos que não precisam no  dia a dia.

Exercícios para relaxar o  pescoço e os ombros, devo ou não  fazer?

 É importante sabermos que nosso  corpo  é feito  de tecido  visco elástico, ou seja, quando  aquecido  trabalha melhor, como  o óleo e a manteiga. Assim quando nos mexemos favorecemos a lubrificação das articulações e evitamos atrito dos tecidos que geram as famosas tendinites.
Os exercícios podem ser de pé, mas o melhor é sentado e encostado  na cadeira e os pés devem estar apoiados no  chão.
Primeiramente devemos prestar atenção na nossa respiração, feche os olhos e comece a respirar, e perceba se os ombros de mexem, se o peito se mexe ou se apenas a barriga se mexe.
O ideal é que respiremos pela barriga, deixando o ar subir para o peito e não  usar os ombros. Deixe os braços relaxados ao longo do corpo. Repita essa série por 10 vezes. Ajuda a acalmar a cabeça, e colocar as coisas no lugar.
O próximo exercício,é para os ombros, onde reparamos a tensão que colocamos neles. Mantendo  a mesma posição, do  exercício anterior, levamos os ombros para a orelha seguramos 5 segundos e soltamos os ombros. Repetir 10 vezes.
Sempre mantendo a posição, o próximo exercício é rodar um ombro de cada vez para trás, relaxando os músculos da cintura escapular. Repetir 10 vezes
E o último para ombro, entrelace os dedos e leve as mãos à cima da cabeça virando  a palma das mãos para o teto. Com esse exercícios alongamos os músculos que estão à baixo da escápula.Repetir 10 vezes.
PARA O  PESCOÇO:
Sentado  na cadeira ainda, com os pés no  chão, devemos relaxar os ombros e começar inclinando  a cabeça de um lada para outro, e depois para frente e para trás. Isso ajuda melhorar os movimentos das muitas articulações do  pescoço. Repetir 10 vezes.
O próximo é olhar de um lado e olhar do outro, sempre atentado para ombros relaxados e não  girar o  tronco  apenas a cabeça.. Repetir 10 vezes
Após ter feito os dois primeiros, podemos ainda alongar a musculatura, inclinando a orelha até o ombro, mas este tem que ficar relaxado e a mão  do  mesmo  lado  deve ajudar puxando  de leve a cabeça. Repetir apenas uma vez para cada lado  contando  até 20 seg.
 Veja no  nosso instagram os videos dos exercícios para não  errar!
instagram : physioterapia