quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que é Depilação com Laser ?

Autor Roberta dos Santos Cavenaghi


Consultorio de fisioterapia

Av. Angelica 2355 conj 111 Santa Cecilia, São Paulo - SP , Brasil

Fone 11 32597288

WWW.physioterapia.com.br

Os pêlos muitas vezes são um problema estético que podem incômodar aos seus portadores. Uma forma de eliminação, e com efeitos duráveis é desejada por homens ou mulheres.

Alem do aspecto indesejável, o fato de retirar o pelo, independente do método desagradável e pouco eficientes de remoção, a pele começa a escurecer pelo atrito.

Outro problema são as dermatites geradas pela simples presença do pêlo ou por sua retirada com os métodos convencionais.

Algumas alterações hormonais podem modificar a distribuição e localização dos pêlos, gerando também desagrado aos seus portadores.

Uma nova tecnologia, com o uso da energia luminosa vem sendo oferecida para tratar a pilosidade normal e anormal indesejáveis. O LASER e a LUZ INTENSA PULSADA . O princípio é utilizar a propriedade de receber a luz da melanina dos pêlos, e assim destruir não só o pêlo, mas também o folículo que o produz. Então conseguimos diminuir muito o número de pêlos e os que restam diminuem a espessura.

A Fotodepilação com a LUZ PULSADA, deve ser considerada não apenas um processo de depilação, mas de tratamento dos pêlos indesejáveis. A eliminação da pilosidade, ganha ares de alta tecnologia, trazendo o homem e a mulher para a realidade de futuro, antes só idealizada.

O tratamento de pêlos é eficiente, mas muitos mitos criados devem ser esclarecidos para que os resultados , muito bons , sejam realistas.

Como Age o LASER na Depilação ?


O pêlo é gerado por uma estrutura chamada folículo piloso. Os pêlos tem a capacidade de crescer até certo ponto e podem cair e serem eliminados espontaneamente. Quando um pêlo é eliminado espontaneamente, um novo pêlo é gerado pêlo próprio folículo piloso. É por esse motivo que quando se faz a depilação por qualquer um dos sistemas convencionais , os pêlos crescem novamente, em quantidade, espessura e cor, iguais ou até mesmo aumentadas.

As fases de crescimento do pêlo

O pêlo tem um ciclo de crescimento.

Este ciclo de crescimento do pêlo tem 3 fases, chamadas fases de crescimento.

As Fases de Crescimento do pêlo são a Anágena ( crescimento) , a Catágena ( intermediária) e a Telógena ( repouso) .

Os pêlos de uma determinada região estão em diversas fases de crescimento.

Na fase Anágena, os pêlos estão muito próximos da parede do folículo piloso, que é mais estreito. Nas outras fases os pêlos estão mais separados da parede do folículo.

Os pêlos só são melhor eliminados na fase Anágena, quando existe uma maior concentração de Melanina e contato com as estruturas do folículo piloso o que permitem a sua destruição.

Por esse motivo são necessárias várias aplicações em intervalos distintos para cada região. À cada aplicação uma parte dos pêlos e da capacidade de produção de novos pêlos é eliminada. Nas sessões subsequentes, é conseguido um resultado cada vez melhor.

A Ação Seletiva do LASER sobre o pêlo

O uso do LASER para depilação vem sendo estudado pela medicina há poucos anos. O princípio da ação do LASER é a Fototermólise Seletiva, que significa que algumas estruturas do corpo captam mais calor e energia do que outras quando submetidas a exposição da luz.

No caso da depilação , a Melanina presente no pêlo, recebe a maior parte da energia ( um cromóforo) enquanto a pele recebe menos. A Melanina é uma substância escura, e por isso capta mais a luz. O pêlo e sua base possuem grandes quantidades de melanina, a captação da energia através do pêlo, é transmitida ao folículo piloso, que acaba sendo destruído, e assim eliminando a possibilidade de geração de um novo pêlo.

As estruturas do corpo que possuem cor são chamadas cromóforos. assim é que a melanina tem a cor preta e é um cromóforo, e a hemoglobina do sangue tem a cor vermelha e também é um cromóforo. Existem diversos equipamentos emissores de luz , capazes de realizar a fototermólise seletiva, cada um com características próprias que o fazem agir sobre um cromóforo. Por exemplo : os que atingem a cor negra, realizam a depilação, e os que atingem a cor vermelha, realizam o tratamento de pequenos vasos e varizes.

Outras características existem. Estas características são baseadas no Tempo de Relaxamento, ou seja, algumas estruturas recuperam melhor do calor e são preservadas, enquanto outras recuperam pior e são destruídas. Estas características e outras como tempo do pulso, cumprimento da onda e outras complexas propriedades da Física Óptica é que permitem a Fototermólise Seletiva, mesmo em peles com cor próxima dos cromóforos, como a pele bronzeada ou negra.

Assim é que existem muitos tipos LASERs e também outros tipos de emissores de energia, chamados de LUZ INTENSA PULSADA.

Para cada paciente, cada tipo de tratamento e cada tipo de cromóforo um equipamento é melhor indicado. Cada tipo de pele, vai determinar a escolha de determinadas energias e um tipo de equipamento será então utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário