quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PILATES X GESTAÇÃO


Gestantes

Durante a gravidez, o centro de gravidade na mulher muda aumentando muito a curvatura lombar. Os exercícios de PILATES promovem um fortalecimento dos músculos da coluna, das pernas, e é particularmente bem sucedido a tonificar os músculos do períneo, abdominais profundos e glúteos dando maior sustentação para a barriga e para a coluna, aliviando dores lombares, permitindo assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gestação.

A técnica é ideal para as gestantes, uma vez que elas não podem ser submetidas a exercícios de alto impacto. A palavra-chave do Pilates durante a gravidez é a concentração. Os exercícios são lentos, com controle da respiração e total observação dos músculos trabalhados. É feita uma adaptação dos movimentos, primeiramente eles são suavizados e as posições de alguns exercícios também são modificadas para não entrar em choque com a anatomia da grávida. Não há suor, não há desgaste e o resultado é uma nova relação com o corpo.
A prática deve começar após o terceiro mês e de   uma forma bem suave, porém, os exercícios só podem ser iniciados após liberação médica. O momento de parar também é variável de pessoa para pessoa, podendo, se não houver nenhum tipo de desconforto em sua prática, ser praticado até o último mês de gravidez a não ser que a gestante tenha uma gravidez de risco.

Benefícios do Pilates na gestação
•  A respiração é reeducada trazendo tranquilidade para a mulher e auxilia a inspiração e a expiração no final da gravidez, quando a barriga avantajada pressiona o diafragma dando aquela sensação de falta de ar e pode ajudar na hora do parto normal.
• A gestante se torna mais tranquila e consciente dos seus atos melhorando a coordenação e controle destes.
• Melhora da irrigação sanguínea evitando varizes e aquele inchaço típico das gestações.
• Promove fortalecimento dos membros superiores e inferiores e das mamas (essencial para receber o bebê).
• Melhora a postura, o tônus muscular e alivia a sobrecarga de peso nas pernas e na coluna.

Dicas para a futura Mamãe
• Não espere fazer ganhos e avanços físicos durante o tempo da gravidez.
• Use esta oportunidade de aprender sobre seu corpo e respeitá-lo.
• Este não é o momento de experimentar novos exercícios desafiadores.
• Hidrate-se mais do que o normal! A necessidade de água aumenta durante a gravidez, especialmente quando você está se exercitando.
• Esteja consciente de seu corpo, e pare o exercício se você se sentir cansada, com falta de ar ou tensa.O momento do exercício é um tempo só seu, mas esteja consciente de que mais alguém está se exercitando com você.
• Lembre-se que o Pilates não é apenas para as 40 semanas de gestação, mas também prepara a mulher para os rigores físicos do parto e os cuidados com o recém nascido. Estar em forma fisicamente vai ser de grande ajuda nas atividades diárias de nova mamãe.

Home Care
Fazemos atendimentos domiciliares. Se você não pode vir até nós, nós iremos ate você, atendimento no Mat (solo) utilizando acessórios. Consulte a recepção e solicite um agendamento.

Atendimento Individual Personalizado
O atendimento individual é oferecido a quem deseja maior privacidade e para quem necessita de cuidados especiais. Na primeira aula é feita uma avaliação objetivando traçar um plano de atendimento de acordo com as necessidades próprias de cada aluno.
Grupos Personalizados
O atendimento é feito com no máximo 3 alunos por sala e por instrutor, respeitando as necessidades específicas de cada aluno, mantendo a qualidade e objetivos do atendimento. Na primeira aula é feita uma avaliação individual, objetivando traçar um plano de atendimento de acordo com as necessidades próprias de cada aluno.
Idoso
Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)
O número de Idosos no Brasil e no mundo tem crescido acentuadamente nos últimos anos. Este aumento da expectativa de vida traz consigo a necessidade de cuidados especiais a esta camada da população incluindo aqui tudo que possa resultar em atividades que previnam ou tratem as alterações próprias do envelhecimento ou das diversas patologias que podem acometer o individuo nesta fase da vida.
Neste sentido o Método Pilates através de um conjunto de exercícios que intensifica a atividade física e mental, melhora a funcionalidade e autonomia destes indivíduos.
Por ser uma atividade que não oferece impacto sobre as articulações e que trabalha muitos os alongamentos e fortalecimentos, alem de melhorar significativamente a respiração o Pilates pode beneficiar o idoso portador de muitas alterações como Artroses, Artrite reumatóide, Discopatias degenerativas, Diabetes Mellitus, Osteoporose, alterações do Equilíbrio, Cardiopatias, Incontinência Urinaria dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário