quarta-feira, 30 de julho de 2014

O esporte e a formação do cidadão

FONTE: Prof.Rubens Gabriel Pereira Diretor Canali System Brasil Personal Trainer Body Tech – Koatch – Renaissance Fitness Árbitro de Ginástica Artística Masculina Ex-Técnico de Ginástica Artística Comentarista Esportivo - Rede Bandeirantes de televisão
Prof.Rubens Pereira
Conhecer o esporte é um direito garantido por lei ao cidadão brasileiro. Mas o esporte enquanto manifestação competitiva, onde os melhores ganham e os piores são eliminados, não deve ser considerado como melhor ferramenta para a formação do indivíduo como cidadão.
Para isso a constituição de 1988 apoiada pela “lei Pelé” de 1998 direcionam o investimento público para a formação do cidadão usando o esporte como ferramenta de apoio. Podemos chamar esta ferramenta de esporte educacional.
Vamos falar de algumas diferenças entre o esporte de alto rendimento e o esporte educacional.
No alto rendimento vemos um objetivo principal muito claro, a vitória. Deste modo, o atleta será formado para ser o melhor, o mais forte, o mais veloz.
No esporte educacional o objetivo é a formação do cidadão. Aprender, através do esporte, a respeitar o próximo e entender que todos tem os mesmos direitos e deveres.
Mas como dois objetivos tão diferentes podem ser alcançados com a mesma ferramenta?
Regras
No alto rendimento as regras são estabelecidas pelas federação que organiza a modalidade, visando estabelecer como vencedor o atleta que melhor se adaptar a elas.
No esporte educacional as regras são adaptadas para os alunos poderem participar juntos, não importando suas características físicas. Em um jogo de basquete por exemplo, podem jogar juntos crianças altas e baixas, mais velhas e mais novas, meninos e meninas, etc.
Inclusão
No esporte alto rendimento a idéia de ser o melhor e alcançar a vitória baseada nas regras da competição exclui a maioria das pessoas. Quem continua no jogo é sempre o mais forte, veloz ou resistente.
No esporte educacional o componente lúdico se transpõe ao competitivo permitindo assim que todos participem e tenham a possibilidade de conhecer e superar seus próprios limites.
Interesses
O esporte de alto rendimento está submetido aos interesses das empresas que patrocinam a modalidade. O dinheiro fala mais alto e faz com que a idéia da vitória seja a mais importante.
No esporte educacional o interesse do aluno em participar do jogo e interagir com os outros é mais importante do que a vitória. O dinheiro, quando existe, tem origem governamental ou privada no sentido de incentivar a prática e não da propaganda.
O fato comum desses pontos é que o esporte de alto rendimento é hoje um grande negócio mundial baseado na competição e financiado por grandes empresas que usam o sucesso do esporte na mídia para fazer propaganda de seus produtos.
Já o esporte educacional tem como objetivo maior a inclusão social e a formação de cidadãos que respeitam o próximo como ele é.
FONTE:  Prof.Rubens Gabriel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário