segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DOR NO PESCOÇO... cervicobraquialgia.

A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação na origem ou no trajeto do nervo, devido à postura inadequada, tarefas repetitivas e sedentarismo. Esta acomete desde o pescoço até a extremidade das mãos.


A principal causa em adultos jovens é uma herniação do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa. Tudo isso se deve ao aparecimento de tensões musculares na região do pescoço na qual causam o desalinhamento da estrutura óssea que acabam comprimindo os tecidos ao redor, como disco vertebral e nervos. Já em idosos, a causa mais comum é por diminuição do espaço intervertebral e artrite.

Seus principais sintomas são dor, fraqueza e formigamento (parestesia) no pescoço e/ou irradiada para o membro superior. Há também dores de cabeça na parte posterior e dores irradiadas nas costas e região escapular.

Em casos mais graves quando não tratado pode levar à fraqueza, flacidez, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho e de realizar tarefas gerais com as mãos.

O diagnóstico é feito através do exame físico e pela história clínica. O exame de RX é solicitado para vizualizar à região comprometida, porém para confirmação do diagnóstico é feita uma RNM ou TC.

O tratamento é baseado na descoberta da causa do problema. O tratamento engloba tanto a forma tradicional com aparelhos (com função anti-inflamatória e analgésica - para auxiliar no manuseio posteriormente) como a RPG (Reeducação Postural Global - com função de alongar, alinhar e tracionar a cervical de forma lenta e progressiva), que traz grande alívio aos pacientes.

A RPG trabalha o indivíduo como um todo. Depois da avaliação completa é possível iniciar o trabalho, dando um enfoque na cervical, mas é feito o alinhamento do corpo todo nas posturas deitadas (rã no ar e rã no chão, por exemplo). É feita a apalpação na cervical para identificar como cada vértebra está posicionada (rodada ou inclinada). O trabalho feito com esta técnica é diretamente na estrutura óssea na qual irá ser feito o alongamento e a tração especificamente do músculo que está ligado à vértebra “doente”, e tudo isso é associado à respiração diafragmática para manter estabilizado o restante do corpo. Isso proporcionará um relaxamento da musculatura tensa e dessa forma aquela estrutura desalinhada aos poucos retornará ao alinhamento. Isso não significa que a lesão existente irá sumir, mas o tratamento impedirá a extensão da lesão e diminuirá os sintomas. A RPG usufrui de posturas para que não hajam compensações vindas de outras regiões do corpo (como ombros enrolados e tórax com pouca mobilidade) porque de nada adianta resolver o problema inicial, mas este futuramente acarretar outro malefício.



Nenhum comentário:

Postar um comentário