sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PILATES PARA GESTANTES

As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que as semanas vão passando, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem


Passar por este período de forma confortável é possível com a ajuda do Pilates. Fisioterapeutas explicam que o método tem foco na estabilidade da musculatura postural, do assoalho pélvico, no fortalecimento e no alongamento suave dos músculos.




Há melhora da concentração, da força postural, do equilíbrio, da coordenação e da qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente, auxiliará também na prevenção das dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço.

As gestantes não precisam temer os exercícios, pois eles são adaptados de acordo com cada fase da gestação: inicial, intermediária e final, além do pós-parto imediato e seis semanas após. É importante destacar que a consciência postural proporcionada pelo Pilates apresenta benefícios para toda a vida, não somente na gestação.




As vantagens não param por aí.



As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.



O Pilates é uma modalidade de baixo impacto, realizada no chão, com ou sem a utilização de pequenos aparelhos (bolas, rolos, isotoners, bandas elásticas). Além de lentos e com poucas repetições, os exercícios são coordenados pela respiração, o que permite respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.



Em princípio não há contra-indicações para a prática desta modalidade durante a gravidez, contudo, se não praticava Pilates antes de engravidar, espere o término do 1º trimestre de gestação para iniciar as suas aulas e peça a opinião do seu obstetra.



O Pilates não é recomendado nos casos de gestantes com descolamento prematuro da placenta, sangramento vaginal persistente, pré-eclâmpsia, doença cardíaca grave, hipertensão pela gravidez e retardo do crescimento intra-uterino.



Se exercite, fará muito bem a você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário