sábado, 3 de setembro de 2011

Seu médico já pediu para você praticar caminha? Você começou mais algo aconteceu para você parar? Será que sabe caminhar?

Por vários motivos, alguém já teve a indicação de caminhar alguma vez na vida, seja por melhora de condicionamento físico, circulação,emagrecer, respiratório...

Mas porque tanta gente sente algum tipo de problema, dor nas costas, no joelho, no calcanhar, e para de praticar se todo muno sabe andar?

Gostaria de diferenciar entre a marcha efetiva e a marcha eficiente. A efetiva significa que o indivíduo é bem sucedido em mover-se daqui para lá. A postura pode ser horrível, a pessoa pode estar cheia de dor, e ainda ter uma marcha efetiva.

A marcha eficiente, porém, é muito difícil.

Ela aperfeiçoa o sistema músculo-esquelético e o sistema de fascias para minimizar o gasto energético, minimizar as forças destrutivas através do corpo e aumentar a resistência e a força ao longo do tempo.

O fato de terem uma marcha ineficiente, leva a patologias posturais sérias, essas patologias, se não tratadas, podem levar a posturas de marcha prejudiciais, consistindo de isquiotibiais e flexores do quadril encurtados, ombros arredondados e anteriorização da cabeça, tudo levando ao aumento da ineficiência da marcha e os efeitos colaterais indesejados de não ser capaz de andar bem.

Então, como você anda? Aqui estão alguns pontos para que você possa avaliar sua própria marcha.


1. Em pé você tem mais peso sobre a frente do pé ou o calcanhar?

2. Quais os músculos que fazem a maioria do trabalho em pé, quadríceps, isquiotibiais ou nenhum destes?

3. Suas pernas são juntas ou separadas (como John Wayne)?

4. Será que seus braços se movem quando você anda ou simplesmente ficam ao lado do corpo?

5. O seu quadril balança de lado a lado, um pouco, muito ou nada?



(Respostas corretas:... 1 frente do pé, 2 nenhum destes, 3 juntos, 4 braços devem mover-se, 5 quadris devem oscilar um lado para outro como um 8...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário