sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Perder gordura e ganhar massa!

Oie! Mais um texto excelente do querido Rodrigo Paiva ( @personal_sa)
Emagrecer, definir e ganhar “tecido magro” ao mesmo tempo não é fácil. Mas, é possível sim! Confira algumas dicas para você conseguir atingir esse resultado que é a meta de 80% das pessoas que se matriculam em academias!

Quase todos que se matriculam em academias de ginástica querem perder gordura e deixar as coxas, glúteos ou braços um pouco mais “durinhos”.
Isso é muito possível! Não é incomum ver resultado de avaliações físicas 3 meses após o início de um programa de atividade física em que se ganha 2 kg de massa muscular e se perde 3 ou 4 quilos de gordura.
Para conseguir um resultado como esse, ter disciplina e foco é indispensável, pois, para o corpo, são duas situações opostas: uma em que ele precisa queimar e outra em que é necessário construir. Alguns hormônios que fazem queimar mais gordura, também fazem queimar músculos. E outros que fazem construir (anabolizar) músculo, também fazem construir gordura. E pior, quando um hormônio está com altos níveis no sangue, o de ação oposta normalmente está baixo. Por isso, o mais comum é quando a pessoa ganha músculo, ela também ganha gordura. E, quando emagrecer, também perde massa muscular. Não é difícil encontrar pessoas que perderam 10 quilos e continuam flácidas porque diminuíram a musculatura.
Então, o que fazer?
1-     O programa de treinamento precisa ter momentos de alto gasto calórico, mas também séries de hipertrofia muscular. Corda, corrida, escada infinita, bicicleta / leg press, cadeira extensora e flexora, agachamento, supino, remada… Todos muito bem mesclados, periodizados e otimizados! Séries que façam cansar e séries que produzam aquele “ardor” ou tremor muscular. Procure um bom profissional de Educação Física para te ajudar no seu programa.
2-     Você precisa dar energia ao organismo quando ele mais precisa. Após a atividade física, nosso corpo está mais propenso a recompor todo estoque que foi usado durante o treino. Depois de finalizado o exercício é necessário fazer uma alimentação rica em proteínas e em bons carboidratos. Assim você dá nutrientes quando o corpo mais consegue utilizar, que é até 3, 4 ou 5 horas depois do término do treino. Não fique com aquela ideia de comer só uma fruta depois da academia achando que se comer mais irá jogar todo trabalho por terra. É nessa hora em que você mais pode e deve comer.
Se você malha às 11h da manhã, por exemplo, seu almoço e o lanche da tarde devem ser mais carregados em proteínas do que os outros.
Não se esqueça de que frutas, incluindo o açaí, não são fontes de proteínas. Carne, laticínios e ovos sim.
3-     Não exagere na alimentação quando seu corpo menos precisa de calorias: à noite, se você malha pela manhã; de manhã, se você malha à tarde ou à noite; fim de semana, se você não faz ginástica. Nesses momentos em que o corpo não vai construir muito músculo, deixe-o queimar mais gordura.
4-     Diminua a quantidade de gorduras ruins na alimentação. E também não passe da conta das gorduras boas. Apesar de serem boas para a saúde, elas também engordam bastante. Você não precisa se esbaldar na castanha ou no azeite. Comer muita gordura não ajuda a ganhar músculos. Então, tente não passar de 5 ou 6 gramas de lipídeos por refeição. Olhe o rótulo do alimento. Se tiver muito mais do que isso, abra o olho… O melhor é procurar um profissional para dosar isso para você!
5-     Não fique muito tempo sem comer. Dependendo da sua refeição anterior, até 4 horas de jejum pode ser aceitável. Mas, mais do que isso acontece o contrário do seu desejo. O metabolismo passa a consumir mais proteínas para se manter vivo (e uma boa parte dessa proteína sai dos músculos), diminui a queima de gordura e aumenta a armazenagem quando você for comer novamente. Ou seja, queima tecido magro e aumenta o gordo.
6-     Divida bem as calorias durante o dia. Não faça refeições tão pequenas e outras tão grandes. Na maioria dos casos, aumente os lanches e diminua o almoço e jantar. Isso vale para a semana também: cuidado para não passar da conta em um dia e tentar compensar em outro.
Você pode conseguir sim! O mais importante de tudo é ter foco, disciplina e, se errar, retomar com força total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário