terça-feira, 1 de julho de 2014

ÁGUA OU GORDURA?


A calça não fecha e aquela festa está chegando. E, como sempre, o tempo é curto. Mas você não sabe o que combater: inchaço ou excesso de gordura? Truque simples mostra como diferenciar e no que devemos focar para reduzir medidas.
O ponteiro da balança não sobe, mas o excesso lateral só aumenta. Parece gordura, mas não é. O mistério pode estar na retenção de líquidos, que deixa o corpo inchado. A gordura se caracteriza pelo aumento do volume das células adiposas. Já o inchaço é o acúmulo de líquido entre as células. Para tirar a dúvida, a dica é fazer um teste simples, capaz de definir a causa da alteração da silhueta.
De frente para o espelho, localize as áreas onde a pele sofre mais resistência, como os tornozelos, que têm o osso logo abaixo. Tecidos como as bochechas, muito macios, ou que costumam causar dúvidas, como rosto e pescoço, não são bons indicadores. Com os dedos em pinça, aperte a carne do local e observe. Se o problema for inchaço, a pele fica com uma pequena depressão por alguns segundos. Outra dica é ver se os números da balança variam entre uma semana e outra.
Se o caso for excesso de peso, a receita é conhecida: siga uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente. Com perisistência, o resultado é certo. No caso do inchaço, a primeira providência é reduzir o consumo de sal. E fugir do calor, pois as células passam a expelir mais líquido e o excesso se acumula entre elas.
Outra dica importante é começar a fazer drenagem, ou massagem modeladora, pois as duas técnicas melhoram o sistema linfático, que é o responsável por drenar e limpar no corpo.
O exercício físico também ajuda, pois quanto mais músculo você tem, menos água você retem, além dos músculo servirem de bomba cada vez que eles se contraem.

Para ter certeza do inchaço o interessante seria fazer um exame de bioimpedância, onde através de eletrodos, é disparada uma corrente elétrica imperceptível, e pode ser mensurado quanto de massa muscular, óssea, água, e gordura você tem no corpo. em nosso consultório você pode fazer tudo isso e muito mais!

 Cuide-se. O projeto verão está em cima e o lugar de água retida é na praia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário