terça-feira, 8 de julho de 2014

Antero Greco: O zagueiro que tirou Neymar e as ideias de jerico

publicado em 6 de julho de 2014 às 15:08

Fabio Remaco, no Facebook, teve a preocupação de mostrar as imagens que a mídia não mostra: os frames de vídeo revelam que o zagueiro colombiano foi e saltou para a disputa de uma bola alta olhando para a bola, assim como Neymar. Pode, sim, ter havido maldade, mas a posição do joelho é consistente com a de um jogador que sobe para disputar a bola. Não dá para condená-lo antecipadamente como criminoso usando o “domínio do fato” sem uma análise das imagens que comprove intenção.

Já o gráfico da Folha não reproduz a bola no alto, mas diante de Neymar, o que pode dar a impressão de que Zunica buscava uma bola inalcançavel e aproveitou criminosamente para tirar o brasileiro de campo. As ilustrações e as legendas acima foram acrescentados pelo Viomundo ao artigo de Antero Greco, que segue abaixo:
Ideias de jerico
06.07.2014 | 10:49
Por Antero Greco, em seu blog
A seleção está a dois passos de outro título. No entanto, o fim de semana ainda é de comoção. A alegria pela vaga na semifinal quase se transformou em luto nacional.
Desde sexta-feira, a pátria do futebol está apreensiva, emocionada, revoltada, indignada por causa do episódio que tirou Neymar da Copa. A joelhada nas costas do rapaz atingiu 200 milhões de pessoas que, de improviso, se uniram para exigir o justiçamento do colombiano Juan Zuñiga.
O zagueiro virou o inimigo público número 1 do brasileiro, sem direito a defesa nem apelação. O veredicto foi ditado na hora, segundos depois do choque com Neymar, já bem perto do encerramento do jogo mais truncado e cheio de faltas de toda a competição. Faltas duras, de ambos os lados, é bom ressaltar.
A histeria espalhou-se, ampliou-se, contaminou com a velocidade das imagens, do som, da força das redes sociais e do oportunismo de certo setor da mídia. A entrada estabanada, destrambelhada, estouvada foi vista, revista, reprisada por todos os ângulos, em câmera lenta, com música pungente ao fundo, narração lúgubre, apresentador com olhos marejados e cheios de indignação. O rival virou inimigo.
Zuñiga, até anteontem conhecido apenas por aqueles que acompanham o futebol internacional, se transformou na encarnação do capeta, um serial killer, novo Jack, o Estripador, um assassino sanguinário, delinquente desalmado. Isso para ficar nas qualificações mais amenas. Fora as injúrias racistas de praxe. Pediu-se até prisão, sem contar as sugestões de esquartejamento, eletrocução, enforcamento. Os mais piedosos se contentavam com espancamento. Por pouco, não se declarou guerra à Colômbia.
Pessoal, isso tudo é absurdo. O futebol empolga, mexe com emoção, faz vir à tona o que temos de melhor – e de pior. Para espíritos mais fracos, provoca confusão a respeito do que significam esporte, cidadania, nação, justiça, bom senso, generosidade. Perdão.
Compreensível que, num primeiro momento, sobressaia a revolta. A Copa chegava a um estágio decisivo e Neymar, mesmo com desempenho instável, era a grande esperança do Brasil. Agora está fora, o que, para muitos, é prenúncio de tragédia inevitável.
Portanto, era preciso buscar vilão – e Zuñiga veio a calhar. O moço foi duro, desmedido na dividida. Houve pitada de maldade. Mas, como afirmar que entrou para quebrar, embora esse tenha sido o resultado final do entrevero? Lances de risco se repetem à exaustão num jogo. Tanto que, na hora, não houve reclamações e a partida seguiu. Todos tomaram como disputa mais quente, e só. Houvesse ocorrido com James Rodríguez e diríamos que era do jogo, pois “futebol é contato”.
Neymar logo vai se recuperar, voltará aos dribles e aos gols. A seleção poderá provar, apesar da forma traumática, que é forte, mesmo sem seu principal jogador.
Deixemos ideias de jerico de lado. As semifinais serão vibrantes, com Brasil x Alemanha e Argentina x Holanda.
PS 1 do Viomundo: É nossa opinião não especializada que o zagueiro não preparou as costas do Neymar para que a joelhada tivesse um efeito maior, como escreveu Paulo Moreira Leite, que viu distinção no tratamento dado a Luis Suárez e a Zuñiga pela mídia — ela não teria protestado suficientemente contra o que aconteceu com Neymar. A teoria de PML é de que, sem Neymar, o Brasil perde, o que segundo ele interessa à mídia. Acho ruim ver a Copa apenas pelo viés eleitoral ou geopolítico, quando também tem futebol envolvido.
Presumo que a distinção entre os casos do atacante uruguaio e do zagueiro colombiano tenha a ver com intencionalidade, sobre a qual não existe dúvida no caso de Suárez. Confesso que não vejo como o Merval Pereira seja capaz de derrotar a seleção brasileira.
Além disso, seleções são criticadas em todos os países do mundo — na Itália, na França, na Alemanha, na Espanha, basta ler a mídia esportiva para constatar que existem alguns bilhões de técnicos e especialistas em futebol em todo o planeta.
Porém, acho que tem gente da oposição torcendo para ver a Dilma entregar a taça ao Messi, uma foto que, do ponto-de-vista destas pessoas, é impagável para a campanha que se avizinha.
PS 2 do Viomundo: Temos enfrentado muitos problemas com o Facebook, tanto nos comentários quanto nos compartilhamentos.
Não sabemos se é um problema técnico ou boicote politicamente motivado, uma possibilidade já que nosso conteúdo destoa dos da mídia tradicional e a extrema-direita está numa ofensiva feroz.
Portanto, sugerimos aos leitores que pretendem compartilhar que usem diretamente o link no topo de cada post para reproduzir em suas páginas. Obrigado e estamos investigando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário