segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

GESTAÇÃO X INCHAÇO NAS PERNAS


Temos a plena consciência que é normal o inchaço nos pés durante a gestação principalmente mais no final do período. Esse inchaço é ocasionado principalmente por conta da retenção de líquidos que é mais comum nesta época, mas não apenas os pés tem este problema que pode se estender para as pernas e mãos não obrigatoriamente.
            Durante o período da gestação o corpo chega a produzir mais de 50% de líquidos dentro do organismo principalmente para manter as necessidades do bebe dentro do corpo. O edema nestes casos acontece por conta deste excesso.
            É notório que cerca de 80% das gestantes sem complicações durante a gestação retenham líquido principalmente no ultimo trimestre da gravidez. As melhoras destes casos normalmente acontecem com o repouso e tendem a aparecer novamente conforme a movimentação da gestante ao longo do dia.
            A forma mais simples de identificação é a observação e palpação pois quando a pele é pressionada (sem muita força) aparece uma marca mais profunda como um pequeno buraco que vai sumindo gradativamente.
            Dentre os tratamentos mais comuns para estas situações existe a possibilidade de colocar os pés em água morna com um pouco de sal grosso que vai gerar um alivio tanto no edema aparente como no desconforto da região dos pés ocasionado pelo excesso de carga gerada pela gravidez, dando uma sensação de bem estar.
            Outra forma de tratamento que é altamente recomendada por especialistas médicos é a realização de drenagens linfáticas manuais que vão promover uma melhora da circulação tanto local quanto global. A Drenagem linfática manual vai realizar um trabalho muito importante que o corpo da mulher na época de gestação tem diminuído que é a estimulação dos vasos linfáticos a eliminar o excesso de líquidos dando uma sensação de melhora quase que imediata ao tratamento e que tende a perdurar por alguns dias.
            Algumas outras dicas que podem auxiliar neste processo de reduzir os inchaços e melhorar a sensação de peso nas pernas são:
            - Sempre que estiver sentada, tentar elevar as pernas sobre um apoio mais alto que o chão.          
            - Quando for se deitar colocar um apoio (travesseiro ou almofada) em baixo das panturrilhas
            - Praticar atividades físicas leves como caminhadas e natação (sempre com orientação do médico responsável)
            - Meias elásticas ou de compressão também podem  ajudar desde que orientadas por um profissional
           

O mais importante é sempre procurar o seu profissional de confiança e conversar com ele a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário