sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cuidado com a sua linguagem corporal! O corpo fala

Dizem que demora apenas três segundos para causar uma primeira impressão. Isso porque você já estará sendo julgado por sua aparência e linguagem  corporal, antes mesmo de abrir a boca. A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.
A Postura Corporal
A postura que o nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem mais significado do que podemos imaginar. A postura que tomamos pode facilitar o caminho para conquistar alguém, melhorar a nossa qualidade de expressão ou entender de maneira mais clara a quem nos acompanha. Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras são aquelas posturas onde não há barreiras como os braços ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, estão as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).
Postura da cabeça
*Movimentos de lado a lado: negação. *Movimentos para cima e para baixo: consentimento. *Para cima: neutral ou examinador. *Inclinada lateralmente: interesse *Inclinada para baixo: desaprovação, atitude negativa.
Postura dos braços
*Cruzado standard: postura defensiva, também pode significar insegurança. *Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade. *Cruzar os braços segurando os braços: sinal de restrição.
Postura das pernas
*Cruzado standard: atitude defensiva. *Cruzado em 4 (“tipo índio americano”): concorrência, discussão. *Cruzado estando em pé: desconforto, tensão. *Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.
Considerações importantes a considerar com a linguagem corporal:
- Se você se inclina demais na direção da outra pessoa, você vai terminar invadindo seu espaço pessoal. Isto não deve ser feito quando ainda não existe muita confiança, pois você pode parecer agressivo demais.
- Os braços cruzados são um sinal. Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança ou que não está muito bem.
- Uma postura recolhida significa tédio.
- Manter uma posição relaxada com braços e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiança e segurança.
- Se aproximar demais ou um corpo rígido pode demonstrar agressividade.
- Se mostrar com uma postura erguida é a melhor coisa a fazer quando você quer demonstrar segurança, valor e importância no que você está fazendo.
- Mãos na cintura: desafio, agressividade.
- Polegares na cintura ou bolsos: virilidade.
- Indicar com o dedo: desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário