quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Por que as pessoas desistem da dieta?

11DEZ
1ª semana: -2 kg;
 2ª semana: -1,5kg; 
3ª semana: -1kg;
 4ª semana: -0,5kg;
 5ª semana: -0,1kg;
 6ª semana: Desisti…
Já viu isso em algum lugar?
Certamente, se fez dieta alguma vez ou conhece alguém que fez, já viu esse filme…
E por que isso acontece?
Dois itens muito curiosos vamos abordar na linha abaixo:
1: Por que as pessoas desistem se tinham um objetivo muito grande à frente?
2: Por que o ritmo de peso diminui com o passar do tempo

O sonho de muita gente é emagrecer e ter um corpo definido! E por que muitos desistem? São muito os motivos, mas talvez o mais forte esteja ligado à restrição de opções dos alimentos “da dieta”. A primeira semana vai hiper bem! Continuamos motivados! Com o passar dos dias e semanas essa motivação tende a diminuir… Às vezes encaramos um regime como a quaresma – “Vou cortar doces e frituras da minha vida até o dia x”. É possível conseguir! Mas, é inviável manter essa motivação durante muito tempo.
Quando nos deparamos com uma festa, almoço ou outro evento social falamos com nossa cabeça – “É só hoje… Amanhã eu volto para a dieta”. Algumas vezes volta sim. Mas, na maioria as saídas tornam-se mais frequentes e a dieta fica para trás.
Uma dica é, não faça “micro dietas” que começam toda segunda-feira. Elas enfraquecem suas tentativas… E também admita-se errar; sair da dieta. É impossível seguir à risca durante um longo período.

E por que a perda de peso diminui com o passar das semanas?
Nas duas primeiras semanas perdemos mais peso por causa da desintoxicação do organismo. Ou seja, desinchamos e perdemos líquidos. Isso é o que acontece de segunda a quarta-feira após um fim de semana desregrado. Os compostos “tóxicos” vindos da ingestão de frituras, açucares, gorduras, corantes, calorias em excesso… são eliminados pelo corpo. Com isso, o organismo que mantinha mais líquidos que o normal para “diluir” esses compostos e evitar que eles fizessem tanto mal, começa a perdê-los. Ficamos mais leves! Às vezes, até 1 kg a cada dois dias! É muito! Porém, não é que emagrecemos tudo isso. A balança acusa sim, mas o peso não é totalmente em gordura. Aliás, é praticamente impossível perder 2 kg de gordura na semana, embora a balança fale que sim e o nosso entusiasmo no começo da dieta diga o mesmo. Comer bem desintoxica naturalmente, mesmo que não siga uma dieta propriamente “detox”. Está explicado, então, porque nas primeiras semanas o peso cai tão rápido!

E a partir daí, o peso vem de gorduras e da musculatura basicamente. Os números da balança baixam com menos velocidade. E, se sua dieta for muito rigorosa com baixíssimos níveis de calorias e/ou carboidratos o metabolismo pode ficar mais lento, o que retarda ainda mais as diferenças significativas na balança.
Então, cuidado com regimes muito rigorosos e restritos. Realmente o metabolismo diminui por causa disso e a perda de peso pode ficar mais lenta. Aí o desânimo aparece…
Invista em melhorar seu condicionamento físico na atividade física e não procure imediatismos. É melhor demorar algumas semanas a mais para atingir seus objetivos para que eles sejam duradouros e que a saúde seja mantida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário