terça-feira, 12 de agosto de 2014

Estrabismo: Causas, Sintomas e Tratamento com RPG Souchard.

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
Quando os músculos oculares sofrem um desequilíbrio em sua função, provocando um desalinhamento dos olhos para direções diferentes, caracteriza-se o Estrabismo. Essa alteração óculo-motora representa a perda do paralelismo dos olhos, assim ocorre o desvio de um ou ambos os olhos em qualquer direção em relação à vista frontal, podendo se manifestar de três formas mais comuns:
estrabismoConvergente: o olho afetado está desviado para dentro, em direção ao nariz;
Divergente: é o desvio do olho para o lado;
Vertical: quando o desvio do olho afetado é para cima ou para baixo, ou seja, no sentido vertical.

Causas do Estrabismo

A causa do Estrabismo não é totalmente compreendida, mas essa alteração ocular normalmente acompanha doenças que afetam o cérebro.
Os movimentos dos olhos são controlados por seis músculos em cada olho. Para permitir a realização plena e correta desses movimentos, os músculos responsáveis devem trabalhar harmoniosamente, pois se não atuarem em conjunto, num equilíbrio perfeito de forças, ocorrerá o desvio ocular. Estes músculos são controlados pelo cérebro através de impulsos nervosos. É por essa razão que, frequentemente, o Estrabismo pode estar associado a doenças como paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumas e tumores cranianos e outras complicações que afetem o cérebro.

Sintomas do Estrabismo

Geralmente, o Estrabismo pode provocar alterações funcionais no olho, além de cefaleias e tonturas, embaçamentos nos olhos ao realizar esforços visuais, etc.
Até, aproximadamente, os quatro meses de vida, qualquer bebê pode apresentar pequenos desvios nos olhos. Mas isso ocorre raramente e por períodos muito curtos. Nesse caso, os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros. Porém, quando a criança ultrapassa essa idade, o fenômeno não deve mais acontecer, uma vez que qualquer desvio ocular permanente é considerado Estrabismo, independentemente da idade.
Quando o Estrabismo surge já na fase adulta, normalmente é causado por alguma doença física não ocular, como doenças neurológicas ou diabetes. O aumento dos acidentes de trânsito também tem contribuído para o aparecimento do Estrabismo, em virtude de traumatismos na cabeça. No adulto, o primeiro sintoma que surge é a diplopia (visão dupla), o que não há no Estrabismo adquirido mais cedo.

Tratamento do Estrabismo com a RPG Souchard

Baseada em ajustes posturais que permitem a reorganização e o reequilíbrio da estrutura corporal, aRPG Souchard oferece inúmeros benefícios não somente para a postura, ela também age como tratamento a inúmeras doenças, como os distúrbios oculares, mais precisamente o Estrabismo.
 A RPG Souchard é uma técnica bastante utilizada para a correção de articulações que não estão em suas posições fisiológicas. O trabalho de Reeducação Postural Global é feito no local da lesão, atuando delicadamente sobre os olhos e sobre o comportamento cervical envolvido.
Através de sessões de RPG Souchard é possível alcançar uma melhora significativa da visão, em virtude da recuperação do paralelismo dos olhos. E em alguns casos pode haver, inclusive, a redução dos graus sobre as lentes dos óculos, trabalho que, entretanto, deve ser sempre acompanhado pelo oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário