terça-feira, 12 de agosto de 2014

Músicos também devem manter a postura correta. Veja 6 dicas.

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
Falamos sempre de manter uma boa postura. Agora devemos nos lembrar desses profissionais que trabalham por horas seguidas e que dependem de seu corpo para tocar e às vezes até segurar seu instrumento. Então, como o músico pode fazer para ter uma  postura correta na apresentação?
musico-postura-correta
• Cuidando inicialmente dos pés, estes devem estar confortáveis e o peso do corpo deve ser distribuído igualmente pela borda externa dos pés.
• Para uma postura adequada, a fim de não gerar lesões, os músculos do corpo todo devem estar relaxados, principalmente os da região do pescoço e ombros, pois é onde se localizam os músculos muito importantes para a respiração e a sonoridade.
• A cabeça deve permanecer bem equilibrada e reta em relação a coluna, como se existisse uma linha bem no centro da cabeça a segurando.
• Quando os braços estiverem livres, podem ser usados para se comunicar com o público e se expressar.
• Para os que trabalham sentados, o importante é manter as curvas da coluna, apoiar os pés totalmente ao chão, apoiar a coluna no encosto, tanto ao tocar quanto no repouso e posicionar de um jeito confortável o instrumento. Procure evitar ao tocar sentado: encolher os ombros, cruzar as pernas, esticar as pernas para frente, segurar a cadeira com as pernas.
• A posição em pé evita alguns vícios da má postura. Porém, deve se atentar quanto a curvatura da coluna, procurando manter essa ereta e não curvar exageradamente o pescoço.
Vale lembrar, que a postura está presente no nosso dia a dia, não somente dos profissionais músicos, e temos a responsabilidade de controlá-la, corrigindo as alterações para não nos depararmos com consequências negativas futuramente.
A fisioterapia ajuda a melhorar a consciência corporal e adquirir equilíbrio e resistência, trabalhando o corpo globalmente. Assim, visa aumentar o rendimento não só do músico, como também de qualquer trabalhador, trazendo uma postura correta que pode prevenir problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário