terça-feira, 12 de agosto de 2014

RPG Souchard para tratamento de Asma e Bronquite

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
asma-bronquite-RPGComumente, a asma e a bronquite são taxadas como o mesmo problema por muitas pessoas. Mas, apesar da confusão, trata-se de duas patologias distintas que acometem a mesma região (vias respiratórias). Seus principais sintomas são muito semelhantes e é por esse motivo que muitas pessoas se equivocam na identificação de ambas as doenças.
Características da Asma e da Bronquite
A Bronquite pode ser descrita como uma inflamação das vias respiratórias superiores (brônquios), principais passagens de ar para os pulmões e, geralmente, está associada ao uso de tabaco, podendo também ser causada por infecção viral, especialmente no inverno. A Bronquite pode ser aguda ou crônica e algumas condições, como alergias, poluição do ar ou infecções podem piorar o quadro.
Os principais sintomas da Bronquite são:
- Tosse produtiva (produção de muito catarro na maior parte do  ano);
- Dores musculares e nas costas;
- Cansaço e arrepios;
- Irritação da garganta;
- Desconforto no peito;
- Ronco ou chiado no peito;
- Fadiga;
- Falta de ar.
A característica mais comum da Asma é a obstrução das vias respiratórias, trata-se de uma condição crônica mais frequente e dependendo da gravidade pode provocar um déficit de crescimento. O pulmão de um asmático é bem diferente de um pulmão saudável, os brônquios parecem mais sensíveis e inflamados. E, segundo a OMS, estima-se que cerca de 10% da população, no Brasil, sofra com o problema.
Substâncias e agentes alergênicos, como ácaros, poluição, mofo, poeira, fumaça de cigarro, pelos de animais, pólen e substâncias químicas constituem causas importantes para a manifestação de uma crise de asma. A alergia a alguns alimentos, como ovos, trigo, soja, crustáceos, amendoins e peixe, bem como a aditivos ou conservantes acrescentados a certos alimentos industrializados, também pode causar crises asmáticas. Pessoas com obesidade, histórico familiar e refluxo gastroesofágico têm uma maior predisposição a desenvolver a Asma.
Entre os sintomas mais comuns da Asma estão:
- Deficiência respiratória que pode piorar com exercícios ou atividades;
- Tosse seca;
- Respiração ofegante;
- Aperto no tórax;
- Ansiedade em virtude da deficiência respiratória;
- Dor no peito.

asma-tratamento-RPG

Tratamento para Asma e Bronquite com a RPG Souchard
A respiração é um ato natural e automático, mas raramente paramos para perceber que estamos respirando. Pessoas com problemas respiratórios, como a Asma e a Bronquite, respiram de modo incorreto.
Respirar corretamente é relaxar a musculatura superior do tórax e contrair o diafragma. No caso de pacientes com afecções respiratórias, o uso incorreto do diafragma provoca um desequilíbrio da musculatura acessória, causando a desarmonia das linhas torácicas que sofrerá deformidades com o passar dos anos, podendo causar escoliose (desvio lateral da coluna), postura cifótica (corcunda), hiperlordose (aumento da curvatura da região lombar), etc. Essas alterações podem influenciar diretamente na respiração.
RPG Souchard é uma ótima aliada para o tratamento de pacientes com essas patologias. A técnica de fisioterapia analisa o corpo como um todo, globalmente e não somente a região específica que está desalinhada. Através de exercícios de alongamento, a RPG Souchard promove o fortalecimento e a elasticidade da musculatura, corrigindo também o desequilíbrio muscular. Dentre os procedimentos realizados estão a reeducação postural e respiratória, a desobstrução, a reexpansão pulmonar, além de orientações médicas ao paciente acerca de atividades domiciliares e da vida cotidiana.

Conheça mais sobre a RPG Souchard.
O trabalho de reeducação postural corrige e previne alterações do tórax e da coluna vertebral, como escolioses, por exemplo. O exercício com posturas ativas em alongamento é capaz de devolver força, flexibilidade e comprimento aos músculos rígidos e dolorosos e através da correção do desequilíbrio muscular, a RPG Souchard promove um alinhamento maior das curvas fisiológicas da coluna vertebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário